sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Serviços que a Prefeitura Municipal de Curitiba disponibiliza no site

Para a alegria e conforto de muitos, o site da Prefeitura Municipal de Curitiba, coloca a disposição de qualquer cidadão, estando ele em Curitiba ou na China, uma gama enorme de serviços.

Em muitas situações, só se desloca à PMC que quer.

Entre os serviços, com certeza um dos mais acessados é a emissão da segunda via do IPTU. Veja a seguir alguns links para você ir direto ao ponto:


IPTU - Segunda Via e/ou DAM (Documento de Arrecadação Municipal)

Este link permite que você imprima a 2ª via do IPTU e a DAM, do ano corrente.

Você pode informar a IF (Indicação Fiscal) ou a Inscrição Imobiliária. A IF é mais comum de se usar e mais fácil de se obter. Caso ainda exista prazo hábil para o pagamento com desconto, imprima a 2ª via do carnê e pague por ele. Caso tenha perdido o prazo mas ainda assim você queira quitar o ano todo, escolha a opção DAM, marque todas as parcelas e clique no botão para gerar a DAM. Assim, com apenas um documento você substitui todas as 10 guias mensais e tem o mesmo valor.

Quando um carnê de IPTU está vinculado a uma imobiliária ou banco (débito em Conta Corrente), o serviço mostra uma mensagem alertando ao usuário de que aquela Indicação Fiscal está em Cobrança Imobiliária. Basta clicar em OK e o carnê é gerado normalmente. Caso você precise da Segunda Via somente para consulta, tudo certo. Mas, caso seja para fins de pagamento e ele está sob responsabilidade de uma imobiliária ou banco, você tem que comunicar o banco ou a empresa para que não ocorra pagamento em duplicidade.
Pagamento de IPTU em Dívida Ativa


Repare que nessa página há duas opções: Parcelamento ou Quitação de Débito e Emissão DAM - Parcelamento

A primeira opção é para o contribuinte inciar um processo de negociação de dívida ou pagar todo o débito à vista.
A segunda opção é para o contribuinte que já fez a negociação e quer pagar as parcelas já geradas.

Então, se você tem débitos anteriores ao ano corrente e que negociar um parcelamento, use a primeira opção. Use também a primeira opção caso você queira pagar o total da dívida de uma só vez. Se você já negociou o parcelamento, use a segunda opção e o sistema vai identificar o acordo e mostrar as parcelas pendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário